Versão de SANTO ANTÔNIO pintada por artista brasileira fica exposta na Itália

Clipagem – ROSTO DE SANTO ANTONIO RECONSTITUIDO PELO DESIGN CICERO MORAES E PINTADA PELA ARTISTA BRASILEIRA MARI BUENO NÃO RETORNA AO BRASIL

Versão de SANTO ANTÔNIO pintada por artista brasileira fica exposta na Itália

Suzana Machado/BW Comunica

Uma das versões da nova face de Santo Antônio pintada pela artista mato-grossense Mari Bueno está exposta no Museu de Devoção Popular, localizada dentro da Basílica do Santo, em Pádua, na Itália. A exposição segue até 27 de junho.
A face reconstruída do santo foi revelada no último dia 10, durante cerimônia realizada no auditório do Centro Cultural Altinate/San Gaetano, também em Pádua. A pintura foi apresentada junto com a versão oficial e se destacou devido aos efeitos das cores e por reforçar as expressões do rosto, sobretudo o olhar, como explica o designer 3D, Cicero Moraes, responsável pela reconstrução da face de Santo Antônio. “O trabalho da Mari Bueno já começou a impressionar nas primeiras camadas de cor. O resultado final é extremamente envolvente. Ela deu ‘vida’ a impressão. A arte tem esse potencial de espiritualizar. A versão oficial impressionou pela questão técnica e científica, mas quando revelamos a impressão 3D retocada pela artista, foi outro tipo de impacto, o público teve uma reação diferente. A pintura agradou mais aos olhos”, afirmou Moraes.

​A princípio a versão oficial ficaria exposta na Basílica, mas um teste no local da exposição fez com que o Padre Luciano Bertazzo, do Centro Studi Antoniani, responsável pela caracterização histórica do Santo, mudasse de ideia. “O padre Luciano, que foi quem nos forneceu as referencias históricas no processo de reconstrução da face, havia optado, a princípio, por expor a versão oficial. Porém depois de um teste com iluminação no local em que a obra ficaria foi possível evidenciar que a pintura se adequou rapidamente e se sobressaiu à outra versão. Esse destaque fez com Bertazzo mudasse de ideia e optasse também pela versão retocada com tons artísticos”, destacou o designer 3D.
Para Mari Bueno, a exposição da obra foi uma surpresa, uma vez que a previsão era de que ela fosse somente apresentada e retornasse logo em seguida para o Brasil. “A ideia inicial era outra. Não imaginava que a pintura fosse impressionar tanto. Tenho uma história particular relacionada a Santo Antônio. A satisfação vai além do lado profissional. Me sinto extremamente honrada com esse reconhecimento”, acrescentou a artista.
A obra foi pintada com a técnica de óleo sobre tela. A exposição, que começou no último dia 12, seria realizada até o próximo dia 22, mas o Museu estendeu o período até dia 27 de junho. Somente no primeiro dia de visitação 2,7 mil pessoas prestigiaram a pintura.
A obra deve ficar definitivamente na Itália. No final de outubro a pintura segue para o Museu de Pádua, onde participa de uma mostra, da qual retornara em fevereiro para o Museu de Devoção Popular.

http://www.afolhanoticias.com.br/
http://www.24horasnews.com.br/entretenimento/ver/versao-pintada-por-artista-de-mato-grosso-ficara-exposta-na-italia
http://www.fofoki.com/busca/Nova%20Face%20de%20Santo%20Antonio%
20Pintada%20por%20Artista%20de%20Sinop
http://www.passeiaki.com/noticias/santo-antonio-versao-pintada-artista-brasileira-fica-exposta-italia
http://www.fatosemdia.com.br/noticia/santo-antonio-versao-pintada-por-artista-brasileira-fica-exposta-na-italia
http://matupanews.com.br/noticias-editorial-ver.php?id=36507#.U6dxF5SqBGc