Obras de Mari Bueno serão apresentadas na Itália pela pesquisadora Adriana Lins Precioso da Unemat

As obras da artista plástica Mari Bueno fazem parte de um trabalho da pesquisadora Adriana Lins Precioso, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus Sinop, que irá mostrar as peculiaridades e avaliar os aspectos transculturais de artistas mato-grossenses no V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (Simelp), de 8 a 11 de outubro, em Lecce, sul da Itália.
172

Painel do presbitério da Catedral Sagrado Coração de Jesus de Sinop-MT (14 x 7 m)

Segundo a pesquisadora: “O trabalho a ser apresentado na Itália é resultado parcial do projeto “Transculturação e poéticas contemporâneas: traços identitários da cultura de Mato Grosso”, e teve financiamento da FAPEMAT. Esta pesquisa tenciona contribuir pelo viés científico desenvolvido na academia com a divulgação das ações culturais produzidas nesse estado. A preservação de uma memória, a consolidação de uma identidade, não mais nos padrões tradicionais, e sim, múltipla e transcultural como as tendências atuais, por meio do reconhecimento da multiplicidade das diversas regiões que o constituem: o cerrado, o pantanal, a Amazônia, o Araguaia e a Baixada cuiabana. A excelência da produção poética e pictórica de Mato Grosso merecem ser divulgadas para fora do estado e do país e este também foi um dos nossos objetivos a serem alcançados!”

adriana_lins_precioso

Mais detalhes no site: http://sinop.unemat.br/site/blog/2015/07/21/pesquisa-financiada-pela-fapemat-sera-apresentada-em-evento-na-italia/

Pesquisadora Adriana Lins Precioso

Página 1 de 212