Exposição internacional chega ao Museu de Arte Sacra

site 2Exposição internacional chega ao Museu de Arte Sacra
Mostra “Maria, discípula Missionária” da artista Mari Bueno foi apresentada em outros países
DA GCOM/MT

Depois de passar por museus de Portugal e Itália a exposição “Maria, discípula Missionária”, da artista plástica Mari Bueno, entra em cartaz na quinta-feira (14.01) no Museu de Arte Sacra, em Cuiabá.

Treze obras retratam a vida de Maria, desde a anunciação até a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra. Outras 18 telas revelam como ela é vista por diferentes culturas de outros países. Ao todo, são 31 obras em óleo sobre tela.

A mostra chega à capital mato-grossense depois de circular por importantes espaços dedicados à arte com viés religioso. O Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, em Portugal, foi o primeiro a recebê-la, em maio de 2014.

Já em junho de 2015, as telas foram expostas na Basílica de Santo Ambrósio, durante a Expo Milano 2015, em Milão, na Itália.

Em setembro, chegaram ao Brasil para apreciação de visitantes da Basílica do Santuário Nacional de Aparecida, onde ficou até o final de outubro, período em que a exposição recebeu a visita de 120 mil devotos. Em novembro, foi a vez de Sinop.

Em Cuiabá, a mostra coroa um ciclo do projeto que cumpriu um de seus principais objetivos, o de ser um trabalho evangelizador e catequético.

“Foi um circuito que começou em maio de 2014 em Portugal, passou pela Itália, esteve no Santuário da padroeira do Brasil e agora chega a Mato Grosso. Nesse percurso, além de fomentar e destacar a arte, cumpriu sua função de ser uma exposição catequética e evangelizadora. Fico muito feliz e também emocionada”, complementou Mari Bueno. “Encerramos o ciclo em Cuiabá, que é centro da cultura mato-grossense”.

A diretora técnica do Museu de Arte Sacra, Maria José, destaca a importância da mostra e do trabalho que a artista vem desenvolvendo neste segmento.

“Mari Bueno transita entre os universos figurativo e abstrato, mas suas produções que envolvem a linguagem sacra têm lhe conferido reconhecimento mundial. É uma honra para o MAS-MT acolher este acervo”.

Desta forma, o público mato-grossense não só tem acesso ao acervo de outros museus que chegam a Mato Grosso via Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, mas pode apreciar também a produção regional que se adequa à temática religiosa com grande qualidade estética da arte.

A exposição segue até o dia 13 de março, aberta para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Associação Casa de Guimarães.

Serviço

Exposição Maria, Discípula Missionária
Abre no dia 14 de janeiro, às 19h30 e segue até 13 de março
Visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas
O Museu de Arte Sacra fica na avenida Clovis Hugney – Complexo Nossa Senhora da Conceição, 239, bairro Dom Aquino