Visita ao Museu Bargello e Galleria Dell’Academia

DIA 11 DE JUNHO 2015  – FLORENÇA – ITÁLIA

VISITA AO MUSEU BARGELLO E GALLERIA DELL’ACADEMIA

Dois museus muito importantes nos passeios em Florença. Com um acervo muito grande e variado, vou destacar as obras inacabadas de Michelangelo que encontramos nos dois museus. Por que as obras inacabadas são interessantes? Por que conseguimos ver as etapas executadas pelas mãos super talentosas desse artista!

Segue primeiro sobre o Museo Nazionale Del Bargello e em seguida sobre a Galleria Dell’Academia:

MUSEU BARGELLO

Este museu está instalado em um dos mais antigos edifícios da cidade de Florença. Era um castelo, depois no século XVI foi uma residência do chefe de polícia (bargello) e, ao longo do século XVIII, foi também uma prisão, palco de acontecimentos e execuções. Mas desde 1886 abriga o museu de arte (Museu Nacional Bargello), com importantes esculturas renascentistas e góticas!

6

Curiosidades: Nesse castelo foram encontradas algumas poltronas revestidas com um bordado, também chamado de ponto Florentino. Por isso temos uma técnica de bordado conhecida como Bargello!!

 

Tondo Pitti de Michelangelo!!

82 x 82 de 1503

7

 Curiosidades: Olhem que interessante, esta obra    é o David de Donatello, 1440, e em bronze.

Algumas esculturas masculinas tinham características femininas por que na época os artistas sofriam preconceitos e não eram valorizados. Sendo muito raro terem modelos masculinos, então as prostitutas, classe na época muito próxima a vida dos artistas é que posavam para os mesmos. Fotografei essa obra em vários ângulos para que possam observar que se olharmos a11

escultura de lado ou por trás parece mais com traços femininos do que masculino!!

109

Estas duas obras em bronze: O Sacrificio de Isaac, foram criadas para o concurso da famosa porta do Batistério de Florença.

A primeira é a de Lorenzo Ghiberti (o vencedor) e a segunda peça é do artista Filippo Burnelleschi

12

Achei lindas essas peças de “Terracotta Invetriata”, são esculturas de argila cobertas com uma camada de esmalte!

São várias salas com essas obras!

Esta é de Giovanni Della Robbia chamada Natività de 1521

14

Isto é só um pouquinho deste do Museu Bargello!!! Vale a pena visitar!

Agora um pouco da

GALLERIA DELL’ACADEMIA

Este museu foi fundado em 1784 como uma escola de artes, e tem um importante acervo que vai do Gótico até o século XIX.

DSC_0485

 

DSC_0498

13

 

 

 

 

 

 

A atração principal se tornou o Davi de Michelangelo.

Ele foi tirado da Piazza della Signoria em 1873 e levado para um espaço especial dentro da Galeria da Academia. Uma replica foi deixada lá!!

Curiosidade: Davi, herói bíblico, é retratado por Michelangelo com impressionante realismo anatômico, sendo extraído de um único bloco de mármore. À época, a estátua teve que contar com um corpo de vigilância para protegê-la contra a raiva dos difamadores. (Como podiam difamar uma obra prima como esta???)

 

Há um dois anos quando estive neste museu era absolutamente proibido fotografar qualquer obra. O som mais propagado era: no photo!!

O que não está acontecendo mais, tudo está liberado para ser fotografado !

 

2

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das coisas que me encantam nesse museu são as obras inacabadas de Michelangelo!

Por que? Porque podemos ver seu processo de trabalho…como se víssemos a obra surgindo de dentro da pedra!! Acho isso fantástico!!

DSC_0520

 

 

Outras obras que não canso de olhar são  estas do séc. 13 e 14

 

 

 

 

 

DSC_0518

 

Esta Anunciação “Annunciazione” de Mariotto di Nardo é belíssima!

É têmpera sobre madeira de 1405-1410

 

 

 

 

Mas esta é a minha preferida!!

Na parte do tempo quando visito este museu fico olhando para ela!

“Maria com o menino Jesus no trono, com São João Batista e São Bernardo e oito anjos”

de Giottino – 1356

8

Os Ícones Bizantinos também tem uma sala especial! Uma viagem na história da arte sacra!

11

Na sala ao lado do Davi de Michelangelo podemos ver obras belíssimas do séc. XVI e XVII

DSC_0541

Entre elas esta belissima obra de Alessandro Allori!

9

_________________________________________________________________________

DIA 10-06-2015 – FLORENÇA – ITÁLIA

VISITA A GALERIA UFIZZI         

Hoje decidi começar a visita aos museus em Florença, sinceramente fui primeiro a Academia, mas a fila passava dos 300m, então decidi ir a Galeria Ufizzi. Entrei rapidamente, até porque já era na parte da tarde, o numero de turistas tinha diminuído.

Ele é o mais famoso museu de Florença e um dos mais importantes do mundo. Foi construído em 1560 por Giorgio Vasari para a família Medici.DSC_0374

Para entrar no museu o “grazie” dirigido ao recepcionista que confere os tickets de entrada é sempre ofegante, pois ele está depois de uma maratona de escadas para chegarmos ao inicio das salas expositivas do museu. Mas claro, vale muito a pena, é uma viagem por algumas das obras mais valiosas da história.

Este espaço só se tornou um Museu aberto ao publico em 1769, graças a ultima herdeira da família Médici que deixou todo seu acervo para a família Lorena com a condição de que tudo permanecesse em Florença.

Muito bem organizado, conseguimos passar por todas as salas, e claro, uma das vantagens desse museu além da mais importante que é seu maravilhoso acervo, é que podemos fotografar, sem flash.

A maioria das salas, 50 ao todo, tem o nome do período da história da arte a qual pertence às obras expostas ou o nome de algum artista.

Abaixo algumas obras que fotografei, poucas claro, pois em momentos fiquei tão envolvida diante de tanta beleza que esquecia de registrar.

Enfim, um museu maravilhoso, é a segunda vez que visito e espero ter a oportunidade de visita-lo muitas e muitas vezes mais.

DSC_0349

Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli, essa maravilhosa obra mede 172,5 de altura por 278,5 de largura e ele usou a técnica de tempera sobre tela. O ano provável é 1485, e foi uma encomenda de Lorenzo di  Medici para decorar sua residência. Ela tem uma simbologia maravilhosa, vale aprofundar a leitura.

Curiosidades: A Deusa Vênus está numa concha sendo empurrada pelo vento, Zéfiro, símbolo das paixões e recebe um manto bordado com flores da Hora (deusa das estações). Era uma obra considerada pagã para um período onde os temas das obras sempre eram católicos. Dizem que é surpreendente como não foi lançada a fogueira.

DSC_0352

A obra A Primavera ou também chamada de Alegoria da Primavera também de Botticelli é outra obra que pertence a esse acervo espetacular da Galeria Ufizzi. Ela mede 2,03 x 3,14 m, na técnica tempera sobre madeira. É uma das obras mais conhecidas do mundo. Interessante também sua simbologia.

Curiosidades: a obra passou a pertencer aos Medicis em 1499. Durante a segunda Guerra Mundial ela foi transferida para o Castelo de Montegufoni, há mais de dez milhas de Florença para que fosse protegida dos bombardeamentos. Com o final da guerra foi devolvida a Galeria Uffizi.

DSC_0337

 

 

Nas salas da Idade Média entre as lindas obras encontramos as de Giotto, Cimabue, Buoninsegna e outros…

 

 

 

DSC_0338

DSC_0340

 

 

 

 

 

 

00

O Batismo de Cristo, 1,80 x 1,50m, é o primeiro trabalho importante de Leornardo da Vinci. Ele era aluno de Verrocchio e o ajudou pintar essa obra.

Curiosidades: dizem que ele pintou o anjo da esquerda e o pássaro. E que seu mestre ficou muito desanimado para pintar por que percebeu que seu aprendiz o ultrapassou.
DSC_0359A Sagrada Família de Michelangelo, 1504, também é chamada de Doni Tondo. Foi uma encomenda de seu amigo Agnelo Doni. Usou a técnica de tempera e fez as três figuras ligadas entre si, como se fosse uma escultura.

Curiosidades: é a primeira obra que os estudiosos tem certeza que é de autoria de Michelangelo. “Tondo” quer dizer redondo em italiano.

_______________________________________________________________________________

 

DIA 08-06-2015 – PÁDUA – ITÁLIA

VISITA AO PADRE POIANA, REITOR DA BASÍLICA DE SANTO ANTÔNIO EM PÁDUA, ITÁLIA.

111

Um momento muito especial: o encontro com o padre Enzo Poiana, reitor da Basílica de Pádua, na Itália. Juntamente com a carta de nosso bispo diocesano Dom Gentil Delazari, entreguei o Atlas de Sinop, do Prof. Luiz Erardi e um catálogo da Catedral Sagrado Coração de Jesus. Apresentei o projeto arquitetônico, litúrgico e de arte sacra da nova igreja Santo Antonio de Sinop, contei da importância de Santo Antonio como padroeiro desta cidade na Amazônia, mostrei fotos desde a primeira igreja de madeira e como a fé dos pioneiros em Deus, com a intercessão de Santo Antonio, está na história de nossa cidade.

222

 

Uma conversa que foi combinada para meia hora durou uma hora e meia, pois Padre Poiana é um abençoado homem de Deus, é uma respeitadissima autoridade na Itália, mas de uma contagiante simplicidade e simpátia, uma espiritualidade vivenciada transmitida em todas as suas palavras. Um presente de Deus conhecê-lo. A pedido dele, levarei de volta uma carta resposta a Dom Gentil.DSC_0251

Em especial a comunidade da Paróquia Santo Antonio de Sinop, posso dizer que uma bela ligação entre a Basílica em Pádua e a Paróquia Santo Antônio de Sinop-MT, está iniciada como o desejado. Nos coloquemos agora nas mãos de Deus e na intercessão de Santo Antônio para que o que for da vontade Dele seja feito.

DSC_0284

 

_______________________________________________________________________________

04 A 06 DE JUNHO – MONASTÉRIO DE BOSE – ITÁLIA

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE LITURGIA, ARQUITETURA E ARTE 

Um espaço maravilhoso, com muita paz e tranquilidade. Foram dias intensos com muitas palestras e momentos de oração. E também de enriquecimento não apenas nos assuntos propostos de liturgica, arquitetura e arte, mas também, de contato com pessoas de vários países.

DSC_0161

DSC_0164

 

A igreja é de uma arquitetura simples mas muito acolhedora e propicia  para os momentos sagrados.

Todos os dias, na parte da manha, ao meio dia e a tarde, íamos todos a      igreja e a Liturgia da Horas era cantada pelos monges e monjas.

DSC_0163

 

É uma comunidade ecumênica, tem membros de várias religiões.

Trabalham em grupos e em diferentes atividades, como: plantações, artesanato, alimentação, edição de livros, etc

 

DSC_0177

DSC_0149

 

Muitos alimentos que serviam para nós no almoço e jantar eram produzidos na comunidade.

As refeições eram servidas em salas para 08 a 12 pessoas, e pediam para que todos os dias fossemos em salas diferentes, assim aumentávamos nosso circulo de amizades e troca de experiencias entre pessoas de muitos países.

DSC_0147

Todo monastério é rodeado por paisagens lindas!!

 

DSC_0204

 

 

E claro, também encontrei amigos brasileiros e fiz novos amigos também do Brasil que estão envolvidos em arquitetura e arte sacra.

 

 

Na última noite tivemos um evento muito lindo, um concerto musical com poesia! Dentro desta maravilha igreja antiga próxima ao Monastério!

1221234

 

 

 

 

 

 

 

123

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *