Piazzale Michelangelo e Basílica de San Miniato-Florença – Itália

Untitled-1

Hoje, na parte da tarde, decidi ir até a Piazzale Michelangelo, que foi construída em 1869. Ainda não conhecia este lugar, nas outras vezes que vim a Florença fiquei andando mais no centro histórico entre igrejas e museus.

DSC_0547

Atravessei o Rio Arno na ponte Alle Grazie de onde se tem uma maravilhosa vista para a Ponte Vecchio

DSC_0549

Já tinha lido que teria uma “pequena” escada pela frente. Claro, estava indo para o ponto mais alto de Florença, ansiosa para ver uma vista maravilhosa desta linda cidade.

11

33

DSC_0562A vista é maravilhosa em todas as direções!!

Vale a pena a subida! Achei que estava fora de forma, mas é cômico ouvir as conversas ofegantes dos turistas subindo as escadas e falando sem parar!!

DSC_0557

 

Ahhh, além da vista maravilhosa também um delicioso sorvete  italiano  nos espera lá em cima!

 

 

 

 

Também já tinha lido que não devemos parar na Piazzale Michelangelo, a caminhada morro acima deve continuar, pois duas igrejas nos esperam!

O que me deixou muito feliz foi que nas duas igrejas que entrei tinha uma imagem do Sagrado Coração de Jesus!! E hoje é o dia do Sagrado Coração de Jesus!! Não é uma imagem muito comum nas igrejas centenárias e históricas, pois é uma devoção que iniciou no século XVII.

A primeira igreja é franciscana: San Salvatore al Monte alle Croci.DSC_0567

A data aproximada da primeira edificação é 1417.

 

Depois um projeto de Simone Pollaiolo, entre 1499 e 1504

já edificou a igreja mais parecida com o que vemos hoje.

 

A fachada da igreja, é muito simples e belamente emoldurado por árvores típicas da Toscana: os ciprestes.

Curiosidade: Michelangelo era muito ligado a esta área da cidade e, em particular, nesta igreja harmoniosa, que carinhosamente chamava de minha linda villanella.
44

Próxima parada, subindo mais um pouco, cheguei a  Basílica di San Miniato al Monte

San Miniato foi o primeiro mártir da cidade. Foi provavelmente um grego comerciante ou um príncipe armênio em peregrinação a Roma. Diz-se que, por volta de 250, chegou em Florença, começou uma vida de eremita e foi decapitado durante a perseguição anti-cristã do imperador Décio. Mais tarde, no lugar da sua morte foi erguido uma capela e, no século VIII, uma igreja. A construção da igreja mais próxima do que vemos hoje começou em 1013.

222

Ela é muito interessante: quando entrei não consegui enxergar nada. Pensei: que igreja mais escura!!…sentei…e aos poucos tudo foi clareando e surgindo detalhes belíssimos de arte e arquitetura!!(esta sensação de escuridão que aos poucos vai sumindo era de propósito)

333

A fachada de San Miniato é uma das obras-primas do período românico, inspirados por um classicismo de sólidos mármores embutidos de formas geométricas retirados dos edifícios monumentais romanos.

99

Senti que eu tinha chegado a igreja que procurava há dias: uma igreja para rezar! Pois dentro do tumulto de turistas nas igrejas localizadas no centro histórico é impossível um momento de oração. Ironia não? Também sou turista rsrsr, mas realmente procurava uns minutos em um espaço sagrado para minhas orações e o meu terço.

111

E enquanto estava lá, admirada com cada detalhe que ia surgindo conforme a escuridão dos olhos ia desaparecendo, entrou um grupo de jovens alemães e foi até um subsolo atrás do altar e cantaram divinamente! Não preciso nem dizer a emoção de estar exatamente naquele momento dentro da igreja e ter este som ecoando dentro do espaço!

66

images

Curiosidade: no piso de mármore desta igreja tem um grande zodíaco. Dizem que em 21 de junho, próximo ao meio-dia solar, um raio de sol ilumina o signo de Câncer anunciando o solstício de verão, um evento astronômico, uma vez que coincide com a festa do santo padroeiro de Florença, San Giovanni Battista (24 Junho). Executado em 1207, pode ser considerado o mais antigo relógio de sol do solstício ainda em funcionamento na Europa.

55

 

DSC_0587

444

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *