Abertura da Exposição na Basílica de Santo Ambrósio em Milão

A exposição vai até dia 21, em um período muito interessante, pois é um evento paralelo a grande Expo Milão e a cidade está recebendo muitos turistas.

A Basílica de Santo Ambrósio é um grande exemplo da arquitetura românica.

É uma das igrejas mais antigas de Milão e um dos principais edifícios históricos medievais na Lombardia. Sendo a segunda igreja mais visitada na cidade e mais antiga que a Duomo. Depois vou contar um pouco da história desta igreja, muito interessante…

2

A exposição acontece em uma capela muito linda em uma das laterais destes arcos (da foto acima) 

chamada de Oratório de Santo Ambrósio

32

As paredes onde as obras estão expostas nesta mostra coletiva, tem fragmentos de pinturas na técnica de afresco. Uma belíssima composição entre pinturas realizadas há séculos com a arte contemporânea!

37

Na parte superior das paredes e no teto as obras estão mais conservadas!

35

26

34

A abertura da exposição foi as 18 h, ainda com o sol alto aqui na Itália, mas já com uma visitação muito boa, pois o Oratório faz parte do complexo turístico da Basílica.

30

Estou expondo parte das obras da exposição Maria Discípula Missionária que estiveram no Museu de Arte Sacra e Etnologia em Fátima e no Museu da Misericórdia em Viseu, ambos em Portugal.

29

A exposição tem 13 sobre a vida de Maria e 18 telas onde estão retratadas as diferentes faces de Maria em 18 países, isto é, 18 santuários pelo mundo.

Para esta exposição foram escolhidas as telas sobre os 18 santuários.

39

Nesta foto conseguimos ver a altura real das paredes…a minha tela está pendurada mais ou menos em 1,80 m e acima dela os detalhes lindíssimos de afrescos!

27

Esta é Nossa Senhora de Walsingham, da Inglaterra.

Um santuário belíssimo muito visitado por pessoas do mundo todo!

Depois aos poucos vou postando a história destes santuários!

E a exposição completa irá para o Brasil! Já temos três lugares marcados: Sinop, Cuiabá e São Paulo!

1

Agora muito resumidamente…a história desta linda Basílica!

3

Foi iniciada em 379 e só foi terminada em 1889 com a conclusão da galeria de três arcos.

 

4

No final do século XV, o cardeal Ascanio Sforza deu a tarefa de construir os claustros e o pórtico da reitoria para Bramante

5

Ela é consagrada a Santo Ambrósio, e além dele também estão enterrados na Basílica os corpos de São Gervásio e São Protásio, e de alguns reis da Itália.

8

Curiosidade: esta Basílica foi bombardeada em agosto de 1943 e restaurada pelo

arquiteto Ferdinando Reggiori.

9

Ela é formada por três naves: esta central e duas laterais!

10

Belíssimas pinturas adornam as capelas das laterais! 

11

12

Linda imagem de Santo Antônio!!

14

A história de Santo Ambrósio, padroeiro de Milão, é muito interessante, quem quiser se aprofundar um pouco mais este link é bem completo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambr%C3%B3sio

15

A maior obra de arte da basílica é esta grande urna de ouro, de idade carolíngia (sec. 9) e uma das maiores expressões da arte da ourivesaria lombarda.

16

A abóboda da abside é decorada com um grande mosaico dourado 

17

Curiosidade : Santo Ambrósio, demonstrava um tipo de flexibilidade litúrgica que tinha em mente que a liturgia era uma ferramenta para servir ao povo em sua adoração a Deus e não deveria tornar-se uma entidade rígida e invariável onde aparecesse.Seu conselho para Agostinho de Hipona sobre este tema era que seguisse o costume litúrgico local. “Quando estou em Roma, jejuo aos sábados; quando estou em Mediolano, não. Siga o costume da igreja onde está.” Desta forma, Ambrósio recusou-se a ser tragado para um falso conflito sobre qual seria a forma litúrgica “correta” quando na verdade nada havia a ser discutido. Este conselho entrou para a língua portuguesa na forma do dito “Em Roma, faça como os romanos”.

18

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *