Mari Bueno pintará rosto reconstruído de Santa Paulina

madre paulina fotoApós retratar a vida de Maria em sua exposição mais recente, a artista plástica mato-grossense Mari Bueno irá pintar dois exemplares do rosto reconstruído em 3D da primeira santa brasileira, canonizada pelo Vaticano em 2002, Santa Paulina.
A técnica utilizada pela artista será a mesma aplicada na pintura do rosto reconstruído de Santo Antônio de Pádua, a de óleo sobre tela.
“Essa técnica consiste na aplicação de diversas camadas de cores até alcançarmos o resultado desejado e demanda de alguns dias para ser finalizada porque é necessário um descanso entre uma aplicação e outra de tinta”, explica Mari.
Referências e relatos de membros da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC) servirão como embasamento para a pintura do rosto tridimensional.
“Além de utilizar a própria reconstrução como base e informações que me foram repassadas pela equipe que reconstruiu a face, vou usar também esses outros dados como complemento para definir as tonalidades de cor”, informou a artista plástica.
O novo trabalho também tem uma ligação especial com a vida de Mari Bueno, que frequenta o Santuário Santa Paulina, localizado em Nova Trento (SC), há cerca de 20 anos.
“É um lugar muito especial, abençoado, com uma energia fantástica que eu e minha família frequentamos há muitos anos. A história de Santa Paulina é muito forte, comovente, ela, a exemplo de Maria, também realizou um trabalho missionário muito importante. É uma honra e um privilegio poder fazer parte desse projeto”, destaca a artista mato-grossense que deverá entregar a face pintada até o dia 10 de dezembro.
O trabalho de reconstrução da face da santa foi realizado pelo Designer 3D, Cicero Moraes, Academia Brasileira de Hagiologia (Abrhagi), CIIC, José Luiz Araújo Lira (advogado e hagiólogo), Fernando Gregório (Museu de Arte Sacra de Santos/SP) e Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Campinas).
Uma versão em 2D do rosto reconstruído de Santa Paulina será apresentada no próximo dia 13, na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, em São Paulo. Nesta data comemora-se 150 anos do nascimento da santa.
No dia 20 de dezembro, será realizada a apresentação da versão 3D da reconstrução da face no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC). A cerimônia contará com a presença de Mari Bueno e Cícero Moraes.

Fonte: Suzana Machado/BW Comunica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *