Natureza é fonte inesgotável de criação para Mari Bueno

-natureza-e-fonte-inesgotavel-de-criacao-para-mari_0_300Na exuberância e importância hídrica do rio Teles Pires e na imponência da região Amazônica, Mari Bueno, artista plástica de Sinop, se inspira para compor boa parte de suas telas com as temáticas fauna e flora.

Segundo a artista, o conjunto da natureza em equilíbrio e sua constante mutação, permitem uma infinidade de olhares e uma riqueza de motivos para retratar.

“No colorido dos animais em contraste com o verde e os tons terrosos da natureza há um equilíbrio de formas e cores que nos mostram a verdadeira perfeição. Isso inspira para que de uma forma muito pequena eu busque retratar esta grandiosidade da criação. É como conseguir pegar um grão de areia em uma praia inteira. A natureza é uma fonte de inspiração infinita. Posso observar o mesmo local, na beira de um rio, por exemplo, e pintá-lo infinitas vezes e sempre terei uma nova fonte de inspiração, seja na mudança de suas formas, cores, luz e sombras”, destacou Mari.

Mari explicou que na fauna, telas que retrata animais, as fontes vêm de pesquisas e observações. Já na flora, ela pode se dar ao luxo de pintar as margens do Teles Pires, onde consegue captar com mais realismo e com luz natural, cenas da rica biodiversidade do rio.

“Tenho uma estreita relação com o Teles Pires, ele sempre foi a maior fonte inspiradora para compor paisagens. A luminosidade que penetra entre os galhos e troncos das árvores e os caminhos da mata contrastam com a beleza do rio. É um esplendor de vida se refazendo constantemente”, explicou Mari.

Tanto fauna quanto flora são as temáticas mais prestigiadas e premiadas dentro e fora do Brasil. A tela Amazônia foi premiada na Alemanha, já outro quadro com o mesmo nome, foi premiado na Suiça. A tela Paisagem Matogrossense foi premiada no Rio de Janeiro e representa fauna e flora regionais. O Trio Amazônia foi premiado em Paris. As telas sob Feras e Sob Selvagens participaram de exposição em Nova York e no Brasil.

Todas as obras da artista são expostas, de forma permanente, na Galeria de Artes Mari Bueno, que fica na rua das Pitangueiras, 1258, no Centro de Sinop.

A visitação é aberta e gratuita a todo público de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Nara Vendrame/Black & White Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *