Tela de Mari Bueno ilustra capa de livro

tela-de-mari-bueno-ilustra-capa-de-livro_0_300O primeiro livro que teve capa ilustrada pela artista plástica Mari Bueno ganhou uma segunda edição atualizada e de luxo. Raízes da História de Sinop, do professor e historiador, Luis Erardi, foi lançado inicialmente em 2005. Agora, o autor atualizou a narrativa cronológica que conta desde o processo de colonização de Sinop, que ocorreu na década de 70, até a evolução econômica e social que o município do Norte de Mato Grosso vive atualmente.

O professor conta que ganhou uma tela de presente da artista em 2005 intitulada “Sinop”. Como a obra tem estreita relação com o conteúdo do seu livro, convidou Mari para ilustrar a capa.

“Mari conseguiu de forma magnífica, utilizar como pano de fundo da tela que virou capa, uma parede com janelas, parecendo parte de uma casa. A parede remete a madeira, elemento que alavancou a economia da cidade e nos transformou no que somos hoje. E nas janelas, ela pintou aspectos do cotidiano local da época da colonização”, explicou o professor.

Para a artista, ilustrar a capa do livro do professor, foi um resgate da própria história.

“A ilustração foi feita em tons terrosos e monocromáticos que lembram imagens antigas da cidade. Foi uma honra ter contribuído com esse trabalho do professor Erardi, ainda mais por ter sido feito de forma voluntária, com muita pesquisa, dedicação e amor. Ele reuniu e catalogou nossa história com muita veracidade”, destacou a artista.

Além dessa capa, Mari Bueno já ilustrou o livro “Águas de Encantação”, da poetisa Marli Walker.

Luiz Erardi é professor, historiador e coordenador do Patrimônio Histórico de Sinop, órgão ligado a Secretária de Diversidade Cultural. Os interessados pelo livro podem entrar em contato pelo telefone 3531-8166 ou 9985-0631. Em breve estará nas livrarias.

Todas as obras da artista são expostas, de forma permanente, na Galeria de Artes Mari Bueno, que fica na rua das Pitangueiras, 1258, no Centro de Sinop.

A visitação é aberta e gratuita a todo público de segunda a sexta-feira em horário comercial.
Nara Vendrame/Black & White Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *