Atelie/Galeria Mari Bueno é aberta à visitação gratuita

galeria-de-arte-mari-bueno-_6_600 (1)
Museus e galerias de artes plásticas contam, em suas obras, experiências, sensações e emoções. Esses sentimentos ganham corpo e seus acervos constituem instrumentos reafirmadores da cultura e da diversidade local. Em Sinop, norte de Mato Grosso, a Galeria de Arte Mari Bueno contribui para construção da cultura regional. Expõe obras de arte contemporânea inspiradas na realidade local, na religiosidade e na fauna e flora da Amazônia.

Segundo a poetisa, mestre em estudos literários e culturais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marli Walker, o compromisso com temas amazônicos e com o cotidiano dos sinopenses é latente nas obras da artista.

“Ao imprimir na tela uma folha caída ao chão, por exemplo, com seus vincos ressecados e sua pele quebradiça, a sensibilidade da artista revela imagens cujas cores, tonalidades e profundidades provocam sensações que deleitam o observador”, destacou a poetisa.

Mari Bueno utiliza a pintura artística óleo sobre tela, mas também trabalha com pigmento sobre textura (principalmente na arte sacra) Além disso, consciente da preservação ambiental, ela desenvolveu uma técnica para reaproveitar pó de serra que pega nos lixões de madeireiras.

A galeria possui um vasto acervo, entre pinturas, esculturas e souvenires. Muitas obras presentes na galeria já viajaram o mundo e foram expostas em vários países como França, Itália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Egito, país onde ganhou medalha de ouro na exposição intitulada Index Cairo 2002, com as telas “Índia Mãe” e “Índio Pescador”.

A visitação à Galeria é gratuita e entrou para a rota de turismo cultural na região. Já recebeu visitantes do Japão, Venezuela, Itália, Alemanha e França, que levaram a arte da Amazônia para sues países.

As obras da artista são expostas, de forma permanente, na Galeria de Artes Mari Bueno, que fica na rua das Pitangueiras, 1258, no Centro de Sinop. A visitação é aberta e gratuita a todo público de segunda a sexta-feira em horário comercial.
Fonte:Nara Vendrame/Black & White Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *