CAPELA SÃO MATEUS

Capela São Mateus – Sorriso – Mato Grosso

A arte sacra é um dos elementos dentro de uma igreja que está a serviço da liturgia. Ela não é um objeto de decoração, mas sim, um elemento de evangelização e catequese.

4

Aqui na Capela São Mateus, a arte sacra também tem este objetivo, e as imagens foram criadas dentro das normativas da nossa Santa Igreja Católica, no que chamamos de Cristologia, isto é, Cristo sempre como centro da celebração.

2

A imagem do Cristo Vitorioso, ressuscitado, está de roupas brancas, símbolo da pureza e da perfeição, em Mateus, 17,2 podemos ler: “e suas vestes se tornaram alvas como a luz” .

5

O manto tem as cores azul e verde. A azul, é a cor do firmamento, a mais pura, profunda e menos material das cores, e o verde cor da renovação, da esperança e do renascimento.

3
Cada evangelista tem um símbolo, presenciados pelo profeta Ezequiel. O anjo é o símbolo do evangelista Mateus, que representa a encarnação, o nascimento de Cristo. E podemos ver isso no inicio do seu evangelho que relata o nascimento humano de Jesus (Mt, 1.1-25).

6

Por isso, nas laterais do presbitério temos os anjos, seres celestiais que são a ligação entre o céu e a terra, condutores das mensagens de Deus aos Homens.

4

 

E eles trazem nas mãos o turíbulo, onde o incenso é queimado e produz a fumaça, símbolo das preces que chegam aos Céus.

11

Em todo o presbitério as cores predominantes no painel são o verde, azul, marrom e dourado.

8

O verde e o azul também para lembrar os tons da água que simboliza o início da criação. “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3,5)

11

O marrom nos faz recordar a humildade, “Viestes do pó e ao pó retornarás “ (Gn 3,19) e o dourado é símbolo da luz celeste e da mais alta das virtudes, o amor.

2

As técnicas usadas pela artista sacra Mari Bueno neste painel, foram o mosaico e a pintura de pigmentos sobre textura.
Mari Bueno
Artista Sacra