PARÓQUIA SÃO CAMILO

Paróquia São Camilo – Sinop – MT

 DSCN3351

 A Igreja é a casa onde a comunidade se reúne para celebrar os mistérios da salvação. E por ser a casa do Senhor deve expressar a verdade e as virtudes da vida cristã. Deve evidenciar a simplicidade que é sinônimo de beleza para dar qualidade e dignidade ao culto de Deus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

ANTES

DSCN3329

 DEPOIS

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O ALTAR: Lugar da liturgia eucarística. Onde em torno dele toda comunidade se reúne, ele é o lugar sagrado, para qual toda igreja é construída. É a mesa do sacrifício e do banquete. Por ser o centro da celebração é feito de forma fixa, sólida, bela, e de material digno e verdadeiro. Pois ele é o sinal próprio de Cristo onde se realizam os mistérios da salvação.

O AMBÃO: É a mesa da palavra, o lugar do anúncio. De onde a assembléia se alimenta através da proclamação das leituras sagradas. Por isto está no espaço sagrado do presbitério de forma elevada, fixa, com nobreza para que corresponda à dignidade da Palavra de Deus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A PIA BATISMAL: É o local do início de toda vida cristã. Onde através da celebração do batismo todos são chamados para seguir o Senhor. Fonte de onde jorra a verdadeira água viva. Localizada na entrada da Igreja para recordarmos, ao entrar no espaço sagrado, do nosso batismo e do caminho que escolhemos percorrer como seguidores dos ensinamentos de Cristo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A REDE DE PESCA: No piso em frente ao presbitério o desenho da rede de pesca, para que toda a comunidade lembre ao estar diante de Cristo da passagem em que Ele chama Pedro e André e diz: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens.” E que com esta imagem todos se sintam sempre chamados por Cristo para trilharem o caminho da evangelização.

DEGRAUS DO PRESBITÉRIO: Três degraus representando a Trindade, sinal da elevação do homem em direção a Cristo, do subir, do buscar e caminhar para o Sagrado. Com três linhas  vermelhas representando o vermelho da cruz de São Camilo.

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A PINTURA SACRA: No painel do presbitério a pintura tem como  centro  o Cristo, o Pantocrator. Uma releitura da representação de Cristo do início da Igreja Cristã. É o todo- poderoso e onipotente. Com vestes brancas que representam a pureza perfeita, da glorificação vitoriosa definitiva, da glória eterna. Com o manto avermelhado como sinal do sacrifício, do sangue derramado pela humanidade e do seu amor incondicional. Envolto em um círculo que representa o infinito, a eternidade. Na cor dourada, da realeza, da essência do espírito divino.

Nas laterais imagens da passagem do Bom Samaritano para remeter a história de vida de São Camilo. Homem que foi tocado pelo amor divino e dedicou sua vida a servir, seguindo fielmente os ensinamentos de Cristo, trilhando seu caminho em direção a santidade. Imagens pintadas nos tons da terra para representar a humildade destes gestos de Cristo e que foram seguidos por São Camilo. São as cores que remetem a simplicidade e a realidade que da terra surgiu o homem e para a terra ele retornará.

Imagens que tem o objetivo de refletir seu sentido litúrgico e catequético para auxiliar a comunidade reunida em torno de Cristo no caminho ao encontro do mistério.  Onde todos os elementos devem desempenhar o papel de condutores da fé, sempre para evidenciar, dentro do espaço sagrado construido para reunir a assembléia, que o centro da vida cristã é JESUS CRISTO.

MARI BUENO